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Apresentação

PORQUE O DESIGN ITALIANO?

Abitare Itália 2001 exibe, pela primeira vez em Brasília, o vasto território do design italiano; um encontro aberto com o grande público, através de diversos momentos criativos e de pensamento, um mapa de ilusões, um intercâmbio de conhecimento.

A Embaixada Italiana no Brasil e a Federlegno-Arredo – com a colaboração de empresas importadoras brasileiras – oferecem uma oportunidade extraordinária de reunir protagonistas do design italiano e brasileiro.

Propor uma mostra de design italiano na sede desta Embaixada não é aleatório: o projeto do edifício é de autoria do grande engenheiro e arquiteto Pier Luigi Nervi (1891-1979), homem de vanguarda, que adere às convicções do movimento moderno.

Conjugar, nesta exposição, dois momentos da cultura italiana, ajuda-nos a reflexionar sobre duas histórias paralelas com infinitos pontos de encontro: a primeira, relacionada ao universo da arquitetura, à materialidade e a um conceito novo de espaço que surge das idéias racionalistas européias dos anos 20; a segunda, proveniente de uma cultura industrializada do objeto, de uma cultura de massa, do produto em série: o design.

Porque falar de design? Qual é o seu vasto território?

O design italiano nasce de uma cultura de província, sectário e heterogêneo; nasce da sugestão futurista proveniente do mito da máquina, com a era industrial, do conceito de cultura de massa e da combinação entre protótipo e produção em série.

Os objetos de design, como vemos nesta sala, se manifestam como se fossem uma extrapolação temporária, isto é, provém do mundo das idéias, são desenhados, são produzidos, e finalmente são expostos.

Extrapolação expressada por Duchamp em princípios do século, tomando qualquer objeto de uso quotidiano e colocando-o no espaço como se fosse um objeto de arte, provocando em um instante a mudança do significado primário do objeto quotidiano a um novo significado. Duchamp omite – intencionalmente – o longo processo percorrido entre o primeiro significado – um objeto de uso banal – e o resultado – um objeto de culto.

O designer opera de igual modo: desconhecemos os momentos singulares dos complexos labirintos aos quais o objeto foi submetido, e reconhecemos unicamente o resultado final: um produto reconhecível através da forma/estrutura/função/significado.

Aqui estão expostos 60 anos de design italiano.

Pode-se dizer que a Trienal de Milão de 1940 dá o pontapé inicial para uma nova compreensão do objeto de uso. Aparece a necessidade do artesanato fabricado em série, do produto industrial. A fronteira entre ciência e humanismo começa a estreitar-se. O pós-guerra na Itália provoca pobreza e destruição de cidades, criando um incipiente artesanato mecanizado como modo de subsistência do setor.

A fins dos anos 40 e durante toda a década de 50 se instala uma sociedade nova, uma cultura de massa através da produção em série – calcada nos bons resultados da produção alemã dos anos 30 – um tipo de aculturação nivelada, uma oposição à estilização do objeto e finalmente o boom econômico italiano.

Aparece a internacionalização produtiva, a aliança entre diversos países e suas empresas. Cada design se contamina e se enriquece através da informação generalizada.

A produção dos anos 60 buscará os materiais inovadores, a artificialidade da matéria com uma forte função comunicadora, a experimentação e a afirmação de um determinado gosto.

Aparece o plástico usado como material pobre, outorgando ao objeto um plus valor a partir do conceito de design.  Aparecem a Pop Art e os movimentos culturais paralelos, juntos a determinado niilismo, mesclados a doses de ingenuidade da sociedade, que nos farão refletir sobre uma das melhores décadas da criatividade italiana.

Os anos 70 se apresentam mais confusos, com a consagração do design como disciplina mas com dificuldade para conciliar crítica, teoria, prática e cultura da época. Já não se sabe nem se entende o entorno pois a “extrapolação Duchampiana “se torna mais complexa, os referentes do design se misturam e as disciplinas se contaminam mutuamente. É o grande momento para os críticos, para explicar à sociedade o que está sucedendo.

Finalmente os anos 80 e 90 encontram a Itália com um profundo conhecimento sobre a própria cultura do design. Articulados em consórcios de produção, com uma profusão de escolas no setor e designers de trajetória adaptados às sacudidas das décadas passadas, a sociedade e a classe governante impulsionam o Made in Italy do setor, para mostrar-se globalmente, tratando de diluir as atividades atávicas de usos de “estilos” , evitando os preconceitos sobre o uso dos materiais novos, ampliando o conceito de desenho combinado com tecnologia, expandindo a criatividade.

Devemos compreender que o design é nosso testemunho, é parte inerente de cada cultura. Fala sobre nós mesmos, de nossas intenções e impossibilidades, sobre os sonhos e as concretizações. Fala do que podemos fazer, do mundo das idéias e dos desejos.

Arq. Nicola Goretti

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