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Brasil e Itália em forma e arte

UnB apóia o II Seminário de Design 2002, que reúne especialistas e estudiosos para discutir o intercâmbio entre cultura e tecnologia

Isabel Bündchen

A Itália é um dos principais centros do design mundial. Em 2001, o Brasil ganhou mais de 20 prêmios na área. O encontro dessas duas grandes escolas de design será um passo importante para concretizar um estilo diferente do convencional. “Falo de design internacional, porque ele não pode ser mais classificado em italiano, espanhol ou brasileiro”, afirmou Cristina Morozzi, crítica e jornalista italiana, ao abrir o círculo de palestras do II Seminário Internacional de Design Itália-Brasil 2002.

Em três dias de seminário, entre 10 e 12 de junho, a idéia de interação entre os dois países em projetos de produtos e programação visual foi o ponto-chave das discussões. Na segunda edição do evento, promovido pela Embaixada Italiana no Brasil e apoiado pela Universidade de Brasília (UnB), designers e estudiosos se reuniram para estudar formas de aproximação dos estilos e saber o que já está sendo produzido como resultado dessa união.

O reitor da UnB, Lauro Morhy, ressaltou a presença de professores da universidade e comemorou a iniciativa para a realização do evento. “O intercâmbio é muito importante para o design no país”, afirmou.

Na expectativa de assistir a palestras de profissionais renomados como Paola Antonelli, diretora do Departamento de Design do Museum of Modern Art (MoMA) – Museu de Arte Moderna de Nova York, e Peter Fassbender (Itália), diretor do Centro Stile da Fiat Automóveis, o auditório do Blue Tree Park, em Brasília, recebeu cerca de 1,7 mil espectadores, entre designers, arquitetos, estudantes e empresários.

A escolha da cidade para sediar pela segunda vez o encontro foi proposital: além do crescente destaque de Brasília no cenário cultural do país, as linhas de Oscar Niemeyer encantaram designers estrangeiros que nunca imaginaram ver uma “utopia realizada”, como classificou a italiana Cristina Morozzi. “Pensei que cidades como Brasília só existissem em sonhos ou no cinema”, completou a jornalista.

PRIVATEO reconhecimento internacional do design brasileiro – seja na arquitetura elogiada por Morozzi ou no desenho dos produtos, lembrado por Luciano Pizzatto, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália – é um impulso para os profissionais do país. “O Brasil tem uma grande capacidade e isso pode ser mesclado à experiência dos profissionais italianos”, completou Cristina Morozzi ao falar da união dos dois países na área.

Na abertura, o incentivo à produção brasileira veio por parte do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Silva do Amaral, que falou sobre o Fundo Verde-Amarelo – um recurso para quem quer produzir design de qualidade no país.

Com recursos do fundo setorial, não somente os profissionais, mas também os inúmeros alunos de Desenho Industrial, Arquitetura e Comunicação poderão contar, no futuro, com maiores oportunidades e um mercado mais consolidado em design.

Depois das palestras, foi aberto espaço para perguntas que possibilitaram aos estudantes, professores e empresários tirarem dúvidas com os maiores nomes do design mundial. “Os espectadores poderiam ter aproveitado melhor a presença dos palestrantes. Poucas perguntas foram feitas no espaço dado”, afirmou Rodrigo Marinheiro, aluno do 4º semestre de Publicidade e Propaganda na UnB.

Mas não foram apenas os designers estrangeiros que brilharam no seminário. Também figuraram importantes profissionais brasileiros, como Roberto Stern, diretor de criação da H. Stern, os irmãos Fernando e Humberto Campana e os professores da UnB, Ana Cláudia Maynardes, do curso de Desenho Industrial, e Matheus Gorovitz, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, falando sobre as produções no Brasil.

O diretor do Centro Stile da Fiat Automóveis, Peter Fassbender, falou sobre a experiência de unir os estilos dos dois países em seus produtos. “É interessante ver uma empresa como a Fiat adaptar seu estilo ao gosto brasileiro, mas, ao mesmo tempo, preservar a essência do design italiano”, afirmou o estudante Alexandre Baffi, do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da UnB.

Trabalhos como os já realizados pela Fiat ou pelos irmãos Campana levam a crer que a união do design italiano e brasileiro tem realmente um longo e brilhante caminho a percorrer e que “as marcas do Brasil podem e devem ser levadas a todos os cantos do planeta”, como destacou Luciano Pizzatto, presidente do grupo parlamentar Brasil-Itália.

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