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Programação Sesc Pinheiros 21 de fevereiro a 30 de abril 2006

INSTALAÇÕES

1. R. Bunnit, Peter Pin and Didoo Railings. Localização: Térreo, praça externa.

Matthias Megyeri / Alemanha

2. Mil Folhas. Localização: Térreo, terraço frente.

Jacqueline Terpins / Brasil

3. Gelúmina, Uma Poesia Luminofágica. Localização: Térreo, hall.

Simone Mattar / Brasil

4. Mabool. Localização: Térreo, sala exposição.

Ezri Tarazi / Israel

5. Nidos Urbanos. Localização: Térreo, sala exposição.

Diana Cabeza / Argentina

6. Mrs Welcome-Courtain. Localização: Térreo, sala exposição.

Matthias Megyeri / Alemanha

7. Mr. Smish & Madame Buttly-Razor Wire. Localização: Térreo, jardim posterior.

Matthias Megyeri / Alemanha

8. Landscape-Glass Figures. Localização: Térreo, jardim posterior.

Matthias Megyeri / Alemanha

9. Querencia. Localização: 3° andar

Alejandro Sarmiento / Argentina

10. In Situ. Localização: 3° andar

Irene Maldini & Fabiana Ardao / Uruguai

11. Soft Shields. Localização: 3° andar

Hella Jonguerius / Holanda

PALESTRAS PINHEIROS

16 de março

Matthias Megyeri. Alemanha / UK

Paola Antonelli. Eua / Itália

Joana Vasconcelos / Portugal

26 de abril

Nicola Goretti. Itália / Brasil

Ezri Tarazi / Israel

Alejandro Sarmiento / Argentina

WORKSHOPS PINHEIROS

15 a 17 de março

Matthias Megyeri (Alemanha / UK)

25 a 28 de abril

Alejandro Sarmiento (Argentina)

SAFETY NEST – INSTALAÇÕES SESC PINHEIROS

QUERENCIA

Alejandro Sarmiento / Argentina

Espaço artificial para proteger-nos dos entornos cotidianos. Composto por uma estrutura simbólica e corpórea, busca a união entre a matemática, a física e a geometria para produzir superfícies esféricas flexíveis de conexão.

Este pequena estrutura, composta por uma rede poliédrica formada por uma densa retícula que deixa passar ar e luz, nos devolve uma série de imagens do exterior como lembranças do mundo natural.

As conexões formais (e humanas) se (re) estabelecem através destas redes em forma de dodecaedro em material reciclado PET, conformando uma estrutura auto-portável segura, para resguardar-nos e esconder-nos.

Alejandro Sarmiento, designer industrial formado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Desde 1987, possui seu próprio estúdio Industrial Standard. Participou de feiras renomadas e recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Atualmente realiza pesquisas sobre materiais estandar e recicláveis no design e sobre desenvolvimento de objetos no-tech. É professor e assessor acadêmico do curso de Desenho Industrial na Universidade de Palermo e professor do programa de Estudos para Graduados na Universidade Torcuato Di Tella, em Buenos Aires.

MABOOL

Ezri Tarazi / Israel

Mabool (dilúvio em hebreu) é uma sala de estar pendurada sobre água (espelhos), uma metáfora sobre o dilúvio universal e sobre nosso tempo.

Construímos arcas com o desejo de antecipar-nos (como Noé) a algo que desconhecemos, sem saber exatamente que classe de objeto executar, mas com a necessidade de construir, para o próximo Mabool.

Tudo é flutuante, movediço, instável. Inseguro.

Ezri Tarazi inaugurou seu próprio estúdio em 1990. Tem como clientes grandes empresas internacionais, entre as quais Intel e Microsoft. Foi premiado em 2002 pelo governo de Israel por sua atividade no país e no exterior e já expôs em diversas galerias e museus em todo o mundo. Durante oito anos foi diretor do departamento de desenho industrial da Academia Bezalel, de Jerusalém, onde hoje conduz o programa de mestrado. Em 2001 fundou o Design Cap, uma rede composta por 70 designers de todo o mundo. É membro do novo museu de design de Israel e fundou, em 2004, o Centro de Design de Israel.

NIDOS URBANOS

Diana Cabeza / Argentina

Reinterpretação antropológica e experimental de refúgios para o “nômade urbano” que, ejetado da sociedade, resolve seu próprio amparo a partir da reutilização dos destroços que a mesma sociedade gera.

Contêineres a meio caminho entre o saco de dormir e o recinto, espécie de interfase entre o corpo e o espaço, possibilitam seu uso a partir de dentro e de fora.

Nidos Urbanos tenta indagar “o lugar no não lugar”, “o calor no desamparo”, “a privacidade no público”.

Diana Cabeza formou-se com honras em Belas Artes na Escola Prilidiano Pueyrredón e como arquiteta na Universidade de Belgrano em Buenos Aires. Concentra-se no mobiliário urbano e no equipamento comunitário, desenha, produz e comercializa seus produtos através do Estúdio Cabeza e para terceiros. Desenvolve uma pesquisa original sobre “Lugar, Espaço social e suportes de uso comunitário. Topografias Úteis e a Cultura do Não Objeto”. Seus desenhos desenvolvidos na Argentina foram publicados e premiados nacional e internacionalmente e em muitos casos licenciados para empresas italianas e espanholas. Seus elementos urbanos equipam espaços públicos e são expostos em diversas cidades de todo o mundo.

IN SITU

Irene Maldini & Fabiana Ardao / Uruguai

Estrutura versátil em tecido para as gerações nômades que precisam mover-se com seu habitat, sem sofrer a perda do próprio entorno.

Vários são os modos de apropriar-se e personalizar este espaço lúdico, recriando contextos novos segundo as alterações desejadas, remontando cada vez vivencias pessoais repetidas e únicas.

Os objetos clássicos de nossa infância estão estampados nos bolsos de tecido.

São objetos “planos”, de grande carga emotiva, que nos devolvem a esperança de nos sentir em casa.

Irene Maldini possui Pós-Graduação em “Desenho de objetos para casa” pelo Projeto Mercosul Design coordenado pelo Centro Analisi Sociale Proggeti de Roma. É designer de produtos e leciona no Curso de Modada UNERJ-SC.

Fabiana Ardao fez Pós-Graduação na Itália, também no Centro Analisi Sociale Proggeti de Roma. É designer de Têxtil e Moda, além de figurinista, cenógrafa e diretora de arte. Leciona design têxtil no Uruguai, Brasil e México.

SOFT SHIELDS

Hella Jonguerius / Holanda

Objetos com forte apelo experimental, estes escudos nos remetem a elementos que provém do passado e do artesanato de tradição.

Como uma indumentária com características suaves e delicadas pode ajudar-nos a defender-nos e proteger-nos?

Estes acessórios cotidianos podem ter uma aparência segura e confiável?

O vestuário de proteção normalmente gira em torno de estéticas militares masculinas que provocam medo.

Soft Shields tenta utilizar uma estética pessoal para prover formas sugestivas de armadura de proteção: suavidade e criatividade como oposição.

Hella Jongerius nasceu em Meern, Holanda. Estudou na Faculdade de Design Industrial de Eindhoven. Começou a ganhar notoriedade em 1993, ao integrar o grupo de “droog design” de designers holandeses. Em 2000, abriu seu próprio estúdio de criação, o “JongeriusLab” onde elabora coleções de objetos reconhecidos internacionalmente. Já trabalhou para grandes marcas como Ikea, Evian, entre outros.

MIL FOLHAS

Jacqueline Terpins / Brasil

Labirinto de mil folhas em vidro – frágil e rígido ao mesmo tempo – que procura a aproximação com a vida intra-uterina ou com o que podemos supor dessa experiência que remotamente nos pertence.

O vidro, com sua própria incandescência, seu calor e seu posterior câmbio para uma forma rígida (em constante e eterna transformação) se aproxima, de alguma maneira, à experiência humana.

Mil Folhas nos remete a uma familiaridade arquitetônica de proteção, com percursos de trilhas incertas de areia ao longo da jornada. Nos dirigimos a um “centro” que nos devolve nossa própria imagem refletida, metáfora da única segurança possível.

Jacqueline Terpins formou-se na Escola de Belas Artes da UFRJ, estudou técnica de sopro em vidro na Penland School of Art and Craft e na Pilchulk Glass School (EUA) e desenho na Byam Shaw School of Painting and Drawing (Inglaterra).

Designer e artista plástica, possui uma linha de objetos em cristal soprado e mobiliário em vidro plano laminado. Como artística plástica participou de várias exposições coletivas e individuais.

Desde 2002 possui um show-room no Pacaembu onde expõe peças de suas linhas de mobiliário bem como objetos em cristal soprado.

MR. SMISH & MADAME BUTTLY RAZOR WIRE

LANDSCAPE – GLASS FIGURES

R. BUNNIT, PETER PIN AND DIDOO – RAILINGS

MRS WELCOME – CURTAIN

Matthias Megyeri / Alemanha

As peças são partes da série Sweet Dreams Security, a resposta de Matthias sobre a crescente demanda pela segurança na cultura moderna, mesclada com a saturação do embelezamento em tudo o que nos cerca: grades de ferro com coelhinhos como lanças, arame farpado com borboletas e peixes angulares, elos de corrente em forma de coração com cadeados de ursinhos… Esses produtos surgiram da união entre a necessidade de proteção e o desejo de beleza no cenário urbano, tornando-os objetos adoráveis.

Matthias Megyeri nasceu em Stuttgart, Alemanha em 1973. Estudou comunicações visuais em Karlsruhe antes de começar o curso de produtos de design no Royal College of Art em Londres, onde aplicou sua sensibilidade gráfica à produção de produtos de segurança. Desde 2003, quando terminou o curso em RCA, Matthias Megyeri seguiu com seus experimentos desenvolvendo novos produtos para a marca Sweet Dreams Security.

GELÚMINA, UMA POESIA LUMINOFÁGICA

Simone Mattar / Brasil

Espaço escuro e multidisciplinar que contém três artefatos de luz com alimento, aspecto primário em relação à sobrevivência da espécie.

Com o desejo de conduzir-nos na “desterritorialização” de diversas disciplinas (design industrial, design gráfico, gastronomia, poesia e arte), Poesia Luminofágica evoca a interação disciplinar própria do período modernista, com especial atenção na “semana de 22”.

Mini-vasos com gelatina comestível propõem a palavra “Comaluz” centenas de vezes, sendo o acesso ao alimento o principal meio para assegurar-nos a vida, a felicidade na infância, a segurança.

Cursou a Faculdade de Arquitetura na Universidade Mackenzie, formou-se em Design Gráfico pela FAAP, Fundação Armando Álvares Penteado e trabalhou em Firenze, Itália com Andréa Rauch e Stefano Rovai. Já expôs o seu trabalho em Glasgow – Escócia, Tóquio-Japão, Milão e Firenze na Itália, entre outros. Atuou na ADG – Associação dos Designers Gráficos como diretora diversas vezes. Em 2000, ganhou concurso nacional EcoDesign promovido pela Fiesp e neste ano firma parceria Stefano Rova, entre outras atividades. Hoje dirige a empresa Mattar Design, com o foco em design com ênfase nas áreas da gastronomia, cultura e meio ambiente.

SAFETY NEST – CONFERÊNCIAS SESC PINHEIROS

Datas Conferências

16/03/06: Matthias Megyeri / Paola Antonelli / Joana Vasconcelos

26/04/06: Nicola Goretti / Ezri Tarazi / Alejandro Sarmiento

O tema das conferências gira em torno da segurança e da proteção na contemporaneidade. Trata-se de uma discussão atual, focada no design e suas reflexões sobre o tema. Os designers irão também apresentar seus respectivos trabalhos que se encontram na exposição. Os demais conferencistas trarão um enfoque filosófico / antropológico e artístico do tema, dissertando sobre a questão psicológica e social da segurança na atualidade. Palestras com a presença de designers, artistas, especialistas, sociólogos, antropólogos y pensadores brasileiros e internacionais.

CONFERENCISTAS

Matthias Megyeri

Alemanha

Paola Antonelli

Eua / Itália

Joana Vasconcelos

Portugal

Ezri Tarazi

Israel

Nicola Goretti

Itália / Brasil

Alejandro Sarmiento

Argentina

SAFETY NEST – 2 WORKSHOPS SESC PINHEIROS

Serão realizados 2 workshops ministrados por profissionais internacionais com o objetivo de pensar e desenhar distintos produtos, produzindo uma peça / instalação sobre o tema proposto. A proposta visa colocar o design como ferramenta de inclusão social. Cada workshop terá a participação de 25 alunos aproximadamente.

WORKSHOP MATTHIAS MEGYERI

Data: 15 a 17 de março

Briefing Workshop Matthias Megyeri

Focado nos aspectos psicológicos gerados pela insegurança urbana e pessoal, este workshop exterioriza essa insegurança de forma consciente e lúdica através da ironia e da criatividade, por meio de materiais de segurança e comunicação existentes no mercado.

1.Pense, defina e escreva o que o torna particularmente desconfortável no mundo em que você vive, no seu bairro, na sua cidade, no seu entorno pessoal/imediato cotidiano

2.a.) Colete e traga o maior número possível de retratos falados esquisitos feitos em computador que você puder encontrar; similar a este:

Dica : digite ‘e-fit’ ou ‘retrato falado” no google ou qualquer ferramenta de pesquisa de imagens. E-fit é o nome para retrato falado feito por computador. Os sites das delegacias de polícia da Inglaterra e outros países tem uma série de retratos deste tipo, use as ferramentas de busca. Dica: www.efit.co.uk

b.) Encontre o mais extremo, incomum, estranho produto de segurança e descubra mais detalhes sobre ele, similar ao produto no quadro:

Auto – proteção – explosivos anti-roubo

c.) Traga um original ou imagem/foto da mais hilariante, ridícula placa de segurança que você puder encontrar, similar a esta imagem:

Dica : http://www.funnysign.com/

3. Prepare 5 imagens num CD para uma pequena apresentação sobre você e sobre seus interesses.

Sinta-se também livre para trazer qualquer material visual ou texto sobre questões de segurança, produtos de segurança, o Mercado da segurança etc. e/ou qualquer material visual ou texto sobre coisas adoráveis, simpáticas, kitsch ou beleza extrema.

Por favor traga uma câmera digital incluindo o cabo USB se você posuir uma.

“ E então a vida é reconhecida como nada. “Habitualização” devora o trabalho, roupas, móveis, a esposa e o medo da Guerra. “Se toda a complexa vida de muitas pessoas segue inconsciente, então tais vidas são como se nuca houvessem existido.” E a arte existe para que se recupere a sensação de vida; ela existe para fazer-nos sentir coisas, para tornar a pedra “pedregosa”. O propósito da arte é de transmitir a sensação das coisas como elas são percebidas e não como elas são conhecidas.

A técnica da arte é tornar objetos “infamiliares”, tornar as formas difíceis, aumentar a dificuldade e duração da percepção porque o processo de percepção é um fim estético em si mesmo e deve ser prolongado. A arte é uma forma de vivenciar o potencial artístico de um objeto: o objeto não é importante…

..Após vermos um objeto por muitas vezes, começamos a reconhece-lo. O objeto está em nossa frente e nós sabemos sobre ele, mas não o vemos – portanto, não podemos dizer nada de significante a respeito dele. A arte remove dos objetos o automatismo da percepção de diversas formas.”

Victor Shklovsky, “Art as Technique”

http://social.chass.ncsu.edu/wyrick/debclass/Shklov.htm

WORKSHOP ALEJANDRO SARMIENTO

Data: 25 a 28 de abril

Título: DE-DI workshop

Tema: Design e dissecação: a garrafa PET

Professor: Designer Industrial Alejandro Sarmiento

Duração: 9 horas / 3 classes

Briefing Workshop Alejandro Sarmiento

Uso do material reciclado como gerador de alternativas para novas possibilidades no design. Será focado em aspetos técnicos e artísticos na montagem de novos produtos em PET.

Atualmente, o trabalho dos designers deveria ser orientado para o que melhor sabem fazer: advertir sobre o potencial dos materiais e elementos do entorno e desenvolver as ferramentas e matérias-primas necessárias para desenhar. Já não importa quem desenha, mas como se desenha.

A situação que deu origem ao projeto de recuperação de resíduos sólidos urbanos foi a convicção de que a partir do design seria possível encontrar uma resposta tecnológica para uma necessidade de ordem social e ambiental, neste último caso através da redução da poluição urbana aplicando a reciclagem pós-consumo de vasilhames de PET.

Um dos fatores mais importantes que limitam sua reciclagem é que não existem métodos mecânicos simplificados como o proposto no projeto que permitam a reciclagem pós-consumo por reutilização direta dos vasilhames nos locais de consumo.

O conteúdo deste workshop foi extraído da prática profissional.

Será entregue material didático em suporte digital ao finalizar o encontro.

Objetivo Geral

Aumentar a capacidade de observação do entorno sócio-cultural para identificar novas oportunidades de reciclagem e design.

Objetivos Operacionais

Refletir sobre o compromisso do designer com o meio ambiente.

Desenvolver a habilidade do participante no manejo de uma nova matéria-prima.

Incorporar esta matéria-prima a um projeto de design.

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